História da SBC/AL

A SBC/AL foi fundada no dia 20 de agosto de 1982, em um encontro ocorrido na Sociedade de Medicina de Alagoas. Estava presente, na ocasião, um grupo de sonhadores médicos alagoanos: os Drs. José Wanderley Neto, Gilvan Oliveira Dourado, Flávio Bomfim Loureiro, José Roberto Nolasco de Araújo, Sadi de Carvalho Filho, Antonio de Biase Wyszomirski, Pedro Ferreira de Albuquerque e Cid Célio Cavalcante. Eles tinham em mente reunir e congregar, de forma disciplinada e harmônica, todos aqueles que se dedicavam, no dia a dia, ao estudo das cardiopatias e ao nobre trabalho de lutar para diminuir a mortalidade e o sofrimento de pessoas acometidas pelas doenças do coração, há muito tempo uma das principais causas de óbito no Brasil e no mundo. Seu primeiro presidente foi o cardiologista Dr. José Wanderley Neto, o pioneiro da cirurgia cardíaca em Alagoas. Antes da existência formal da SBC/AL, há de se ressaltar o trabalho desbravador e abnegado de médicos como os Drs. Alfredo Ramiro Basto (in memorian), Cláudio Albuquerque (in memorian), José Rocha (in memorian) e José de Carvalho Trigueiros, homens que devotaram suas vidas a serviço da Cardiologia de Alagoas.

Desde sua fundação a SBC/AL tem-se destacado por desenvolver atividades científicas de forma permanente, por meio de jornadas, simpósios, cursos de reciclagem, intercâmbio ativo com colegas de todo o país e, sobretudo, por intermédio dos congressos alagoanos de cardiologia que, desde 1995, têm sido realizados bienalmente, sempre trazendo à tona os grandes temas inerentes às patologias cardíacas – diagnóstico, tratamento e prevenção –, sem perder de vista as inovações e avanços tecnológicos que fazem da Cardiologia uma das especialidades mais dinâmicas, fascinantes e vibrantes da medicina. Uma grande preocupação de todas as diretorias que passaram pela SBC/AL é a integração entre os cardiologistas da capital e do interior do estado, assim como a troca de conhecimentos com as várias áreas que lidam em conjunto com a Cardiologia: enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e educação física.

Foram presidentes da SBC/AL, a partir de 1982, em ordem cronológica: José Wanderley Neto, Gilvan Oliveira Dourado, Flavio Bomfim Loureiro, José Roberto Nolasco de Araújo, Sadi Carvalho Filho, Ricardo César Cavalcanti, Ana Cecília Cansanção Nogueira Barbosa, Marco Antonio Mota Gomes, Antonio De Biase Wyszomirski, Francisco de Assis Costa, Maria Alayde Mendonça da Silva, Miriam Lira Castro de Vasconcelos (in memorian), Ivan Romero Rivera, Alfredo Aurélio Marinho Rosa, Carlos Alberto Ramos Macias e Eolo Ribeiro de Alencar Neto (atual).

Apenas um presidente da SBC/AL não concluiu seu mandato. Em 26.12.2008 a Dra. Miriam Lira Castro de Vasconcelos faleceu prematuramente, em decorrência de complicações de um lúpus eritematoso sistêmico, após dura e penosa batalha. Seu vice-presidente, o Dr. Ivan Romero Rivera, concluiu a gestão até o final de 2009 e foi reeleito para o período seguinte, 2010-2011.

Cabe o registro de que o Dr. Pedro Ferreira de Albuquerque foi eleito para cumprir o biênio 2016-2017. Todavia, questões de ordem particular o impediram de tomar posse na presidência da SBC/AL, assumindo o vice-presidente, o Dr. Eolo Ribeiro de Alencar Neto.

Ainda antes da criação da SBC/AL Maceió abrigou, em 1981, o VI Congresso da então jovem Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), tendo como presidente o Dr. Gilvan Oliveira Dourado. Foi o primeiro congresso da SBHCI realizado fora do eixo Sul-Sudeste do país.

Em 2006, sob a presidência do Dr. Pedro Albuquerque, Maceió sediou o XXVI Congresso da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia, um evento marcante, lembrado por muitos como um dos melhores Congressos Norte-Nordeste de todos os tempos.

Desde o dia 8 de junho de 2006 a SBC/AL possui sede própria, situada na Rua Engenheiro Mario de Gusmão, nº 18, Galeria Arnaldo Paiva, Sala 27, Pajuçara, Maceió – AL.

Dr. Francisco de A. Costa, CRM-AL 4199, Ex-Presidente da SBC/AL.